quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Cesárea Humanizada!

Quando Bernardo nasceu foi um momento maravilhoso! Mas Bê nasceu de cesárea desnecessária. Fiquei muito mal depois, afinal meu corpo não sabia o que tinha acontecido...uma hora tinha o bebê, e depois, sem aviso, não tinha mais! Penso que poderia ter sido mais tranquila minha recuperação, e menos traumático  o nascimento dele, se a equipe e, principalmente minha obstetra, tivessem um pouco mais de delicadeza, gentileza (ou o adjetivo que quiserem dar) nesta hora tão Sagrada, que é o Nascimento! 
Não saber, VER, SENTIR, o que estava acontecendo, me deixava muito nervosa e apreensiva. Penso que se tivessem abaixado o campo cirúrgico, para eu poder VER meu filho nascendo, teria sido lindo e "calmante" para mim. 
Outra coisa, pra que amarrar as mãos??? Não vou fujir, nem contaminar o 'campo', bater em ninguém ou querer brincar com os milhares de aparelhos que existem ali. Acham que consegui segurar meu filho direito? Não! Foi frustrante! Não amamentei ele logo, como queria. Além do mais, não sei porque, me deixaram 4 horas longe dele?! Será que a anestesia é contagiosa??
 Ah, sim... como esquecer daquele monte de luzes na cara! Aquele burburinho, piadas nada engraçadas, aquele desrespeito comigo!! Parecia que eu era um pedaço de carne, onde o açougueiro esta enfiando a mão! "Ah Ana, tenho medo do meu filho ser tirado a ferro (fórceps)! Por isso vou fazer cesárea!". O meu filho foi tirado a ferro!!! Muitas crianças são! Não se iludam, queridas! Por favor!
E muitas vezes, no parto normal, o fórceps é usado por causa da pressa do médico! Então revendo! Uma cesárea respeitosa, necessária, humanizada deve ser em um ambiente calmo, com pouca luz, silêncio, temperatura boa. O campo deve ser abaixado, para a mãe poder ver! Suas mãos devem, estar soltas para poder segurar seu bebê e ter os benefícios do vínculo. Amamentação na hora, dentro do centro cirúrgico. Bebê não precisa sofrer um monte de intervenções e, muito importante, deve ser retirado gentilmente do útero materno!!
Queridas, cesárea foi criada para salvar vidas e, não deveria ser uma opção! Para o bem da mãe e do bebê! 
Encontrei este vídeo, de cesárea humanizada, neste blog:  http://maternajapao.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MundoBrasileiro