quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Gestação e estética

A gravidez é um momento de muitas mudanças no corpo da mulher. O organismo da mulher sofre algumas alterações importantes, visando o bem estar do bebê que está por vir. Estas mudanças podem estar ligadas a fatores genéticos e outras derivam da grande alteração hormonal no período gestacional que dura até o fim da amamentação.
Nesta época várias alterações estéticas afligem as gestantes. Entres essas podemos destacar as estrias, as varizes e as espinhas ou acnes, e claro, o peso a mais.
As estrias são o problema que mais preocupa as grávidas, surgindo com a distensão da pele à medida que o útero cresce, mas não atinge a todas as mulheres da mesma forma. Essa distensão depende de fatores genéticos. Quando a distenção da pele acontece de maneira exagerada, provoca o rompimento das fibras elásticas (formadas por colágeno e elastina) e formam cicatrizes chamadas de estrias.
Essas marcas podem aparecer nos glúteos (bumbum) e  nas coxas, mas são mais comuns no abdômen e nos seios por causa do aumento de volume dessas duas estruturas e, não regridem após o seu aparecimento, pois houve ruptura de fibras.
 Portanto o grande fator para se evitar o seu aparecimento é a prevenção.
Alguns cuidados e produtos ajudam na manutenção da beleza e do bem-estar da gestante.  Recomenda-se que a gestante evite ganhar muito peso. No máximo em torno de 12 quilos durante toda a gestação, se estiver eutrófica.  

 Passar óleo no corpo durante o banho também é recomendável, já que ajuda a impedir a perda da umidade da pele, assim como, usar hidratante duas vezes por dia na barriga, nos glúteos, nas coxas e nos seios, menos nos mamilos que devem ficar espessos e resistentes para prevenir as rachaduras durante a amamentação. Entre os produtos mais eficazes estão os a base de óleo de amêndoas, sementes de uva, abacate ou macadâmia.
Outra causa de estrias é o inchaço, que obriga a pela a se esticar. Para preveni-lo recomenda-se drenagem linfática duas vezes por semana para melhorar a circulação e o tônus muscular. Não esquecendo de beber muita água!
       As varizes também causam desconforto, dor e alterações estéticas nas pernas, que costumam surgir entre o sexto e o sétimo mês de gravidez. Algumas medidas de prevenção devem ser tomadas desde o início da gestação:  evitar o uso de sapatos de salto alto; uso de qualquer roupa apertada que dificulte a circulação sanguínea; deve-se usar  meias elásticas de suave compressão próprias para as grávidas, para se evitar o acúmulo de sangue nas pernas; diminuir a ingestão de sal na alimentação. Novamente... não esqueça da água!!

O eixo de equilíbrio do corpo também muda e passa a ser localizado anteriormente, com isso, o caminhar da gestante passa a ser pendular (parece o caminhar de um patinho) e a coluna é projetada para a frente aumentando a lordose da coluna. Por isso, além de continuar com todos os cuidados tomados no primeiro trimestre, deve-se fazer o fortalecimento da musculatura e sessões de RPG para melhorar a posição da coluna.
Quanto à acne,  recomenda-se  usar sabonetes especiais para a pele oleosa. A grávida é muito suscetível ao aparecimento de manchas na pele e são comuns na gravidez, como o cloasma gravídico  (mancha em forma de asa de borboleta que acomete os dois lados da parte anterior da face). Para evitá-las se recomenda o uso de filtro solar.
Os cabelos devem receber cuidados especiais como hidratação. Durante a gestação é comum a queda de cabelo, portanto, evitar o excesso de química está mais do que recomendado. Conversar muito com o obstetra é fundamental.
Após o parto e após o período de amamentação os tratamentos estéticos estão liberados, mas é preciso lembrar que a gestação é um período de mudanças corporais, por isso é preciso entender essa fase maravilhosa e não ser muito exigente com o corpo.
Lembre-se que o melhor é prevenir! Esta história de comer por dois, e não se cuidar com os métodos citados, farão com que seu corpo mude para pior, muitas vezes podendo ser resolvidos com métodos cirúrgicos, que na minha opinião não é um boa escolha! 

Achei uns tratamentos estéticos liberados durante a gestação ( fonte: http://www.patmattos.com.br/tratamentos/estetica-para-gestantes)

No corpo
Hidratação corporal, principalmente abdome e seios para evitar estrias
Tratamento das mamas, para evitar flacidez
Spa das Mãos e Pés
Depilação
Ginástica isométrica dos membros superiores
Drenagem linfática manual ou com vacuoterapia
Massagem relaxante corporal

No rosto
Hidratação facial
Tratamento com argila
Ginástica isométrica da face
Drenagem linfática manual ou vacuoterapia
Massagem relaxante facial
Revitalização


Mulherada, sem neuraaa!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MundoBrasileiro