terça-feira, 22 de março de 2011

DIABETES GESTACIONAL

 Na gestação, o corpo passa por várias mudanças hormonais e metabólicas, podendo ocorrer uma resistência a insulina. Em algumas gestantes isso ocorre com maior intensidade, acarretando uma redução da ação da insulina. A Insulina  é um hormônio, secretado pelo pâncreas, tendo como principal estímulo a concentração de açúcar no sangue.
O diagnóstico é feito, através de exames de sangue, verificando a glicemia de jejum e até fazendo um Teste de Tolerência a Glicose. Quando a glicemia de jejum ficar abaixo de 100 mg/dL e o TTG abaixo de 140mg/ dL, não a indicios de diabetes.
Se for diagnósticado DG, o tratamento inicial consiste em estabelecer uma dieta adequada para controlar a glicemia da mãe, proporcionando um adequado aporte nutricional para o feto. Recomenda-se que a mãe faça uma atividade física regular, para contrlar os níveis de glicose. Fazer um monitoramento constante dos níveis glicêmicos é de fundamental importância.
Caso a adequação da dieta não seja suficiente, para controlar a glicêmia, o tratamento com insulina deve ser instituída. O emprego de anti-diabéticos orais na gravidez é contra-indicado, assim como deve ser evitado o uso de adoçantes à base de sacarina.


Algumas dicas para as diabéticas:
  1. alimente-se com frequência, no máximo a cada 3 horas, sendo 6 - 7 refeições diárias;
  2. não pule as refeições, pois elas auxiliam na manutenção dos níveis glicêmicos;
  3. mastigue bem os alimentos;
  4. prefira carboidratos complexos pois são mais lentamente digeridos, evitando assim, as grandes elevações e queda dos níveis glicêmicos. São eles: arroz, aveia, feijão, massas, batata, milho, pão, dando preferência as integrais. NÃO ABUSE!!
  5. Dê preferência para os alimentos com baixo índice glicêmico. O índice glicêmico é o potencial que o alimento possui de de elevar a glicose sanguínea. São eles; Frutas: cereja, pêra, maçã e ameixa. Leguminosas: feijão, lentilha e ervilha. Produtos integrais: barra de cereais, farelo. Leite: leite integral ou desnatado e iogurte light;
  6. Beba 2 litros de água por dia;
  7. não fume;
  8. não beba;
  9. pratique uma atividade fisica regular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MundoBrasileiro