quinta-feira, 7 de julho de 2011

Os benefícios da Shantala para os prematuros

Como Doula e massoterapeuta não preciso dizer aqui como é fundamental o toque na vida do ser humano! E este toque deve ser incluído na vida do recém nascido, e especialmente nos que nasceram prematuramente.


"A Shantala é uma massagem indiana milenar, indicada para bebês e crianças, que vem se tornando cada vez mais conhecida devido aos seus inúmeros benefícios.
Ela proporciona saúde e bem-estar ao bebê, fortalece os laços afetivos com os pais, melhora o sono e a amamentação, relaxa e acalma o bebê combatendo o estresse, alivia e previne cólicas, promove ganho de peso e crescimento, melhora a respiração, previne doenças, auxilia na coordenação motora, proporciona aos pais conhecer a linguagem corporal do bebê, entre outros. 

A Shantala é indicada também para bebês prematuros, fornecendo uma estimulação suave e positiva, em oposição à estimulação negativa e dolorosa que estes experimentam nas Unidades de Cuidados Intensivos, onde permanecem internadas. 

Dentre os benefícios da massagem para bebês prematuros, destacam-se principalmente o ganho de peso e a diminuição do tempo de internação, comprovados através de diversos estudos. 
Em um destes estudos, demonstrou-se que a massagem suave e firme, por 15 minutos, três vezes ao dia, resulta em um ganho de peso aproximado de 50%.

A massagem também gera maior capacidade termorreguladora, promovendo maior estabilidade de temperatura corpórea, proporcionando menor gasto energético, os quais contribuem para o ganho de peso.

Outro estudo afirma que os bebês apresentam maior nível de atenção, menor número de crises de bradicardia e apnéia, baixos níveis de cortisol (hormônio do estresse), menor tempo de permanência em incubadoras, melhora do temperamento nas dimensões da sociabilidade e confiabilidade, acelera a retirada da sonda nasogástrica e ficam em média seis dias a menos internados. Apesar de ainda não ser uma técnica muito conhecida pelas equipes de saúde, os pais podem e devem sugeri-la como um método complementar ao tratamento de seus filhos."" 


Agradecimento: Cindy Ferrari; enfermeira, professora e terapeuta de Shantala; texto extraído da sua tese de pós-graduação em Pediatria na USP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MundoBrasileiro