sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Oito projetos para realizar em família

Muito legal estas dicas da Revista Crescer! Atividades divertidas para fazer com nossos pimpolhos, e que muitas vezes nem percebemos que podemos fazer algo simples e diferente com eles! Leiam e deixem sugestões de atividades, ou atividades que vocês desenvolvem com seus filhos!! Eu vou esperar, ok?!


Assim vocês passam o tempo juntos se divertindo e ainda conferem a satisfação das crianças em ver as atividades concluídas!


Cristiane Yamazato
 Shutterstock
Organize uma exposição de arte com os desenhos de seu filho. Vocês podem escolher o tema juntos: pinturas de super-heróis, meios de transporte, personagens do filme favorito etc. Telas em branco ou molduras de quadro podem servir de display para as pinturas. As obras podem ser expostas no corredor da casa, em uma parede ao lado de uma escada ou mesmo no quarto da criança. Vocês podem, ainda, atualizar a exposição à medida em que o pequeno artista for produzindo novas criações. A cada exposição pronta, fotografe todas as obras e montem um catálogo digital.

Construa um arranha-céu com caixas de papelão. Comecem coletando caixas de papelão de tamanhos diferentes. Isso pode ser feito sempre que forem ao supermercado, por exemplo. Empilhem as caixas, formando uma torre com diferentes níveis (a maior embaixo e a menor no topo). Una-as com fita adesiva. Depois, decorem o prédio com janelas, colunas, terraços, portas e garagem usando tinta, papel colorido e canetinhas. As áreas que sobrarem entre as caixas podem virar terraços para os bonequinhos da criança.

Comece uma coleção junto com seu filho. Pode ser de moedas, selos, botões, folhas, animais em miniatura, pedras, ímãs de geladeira ou qualquer outra coisa que desperte o interesse da criança. Providenciem um recipiente ou album apropriado para guardar as peças e convidem as pessoas mais chegadas da família para participar do projeto. Quando alguém viajar, por exemplo, pode trazer itens diferentes para a coleção se surgir a oportunidade. Ao cuidar de uma coleção, os pequenos têm a possibilidade de administrar quantidades, de fazer comparações e de exercitar o senso de organização e de socialização.

Chame seu filho para um piquenique. Não são necessários grandes preparativos para isso. Pode ser um lanche da tarde no quintal, na pracinha ou em um parque próximo. O importante é escolher um dia bonito e sair de dentro de casa. Pense em um cardápio descomplicado: um sanduíche fácil de preparar, frutas, suco em caixinha, água. Deixe seu filho ajudar a embalar os sanduíches e a organizar todos os itens em uma mochila ou cesta, que pode ser uma daquelas de plástico mesmo.

(LEIA TAMBÉM: O QUE LEVAR PARA AS CRIANÇAS COMEREM NO PIQUENIQUE)
Façam jogos americanos personalizados. Uma sugestão é recortar desenhos ou fotos de revistas que representem as atividades que a criança deve fazer antes de ir para a escola (vestir o uniforme, pentear os cabelos, tomar café, escovar os dentes etc). Cole as imagens em uma cartolina e escreva ao lado o que cada uma delas representa. Você pode também enumerar a ordem em que cada coisa deve ser feita. Plastifique dos dois lados e pronto! Esse pode ser um jeito divertido de ajudar as crianças que estão começando a ir para a escola a entender a nova rotina.

Decorem canecas para um lanche com os amiguinhos da escola ou do condomínio. Providenciem canecas lisas e canetas para porcelana. Passe um pano com álcool na caneca para garantir que a superfície esteja bem limpa, o que ajuda a fixar a tinta. Planejem o desenho de cada caneca pensando na personalidade de cada convidado. Coloquem o nome de cada um para finalizar. Depois, presenteie cada criança com sua caneca.

Convide seu filho para ajudar a preparar uma refeição temática. Pode ser a noite da pizza, da comida mexicana, do macarrão etc. Planejem o cardápio (com direito à sobremesa, claro), separem os ingredientes e dividam as tarefas. Vocês podem caprichar na decoração da mesa e pensar em acessórios que cada um pode vestir para deixar o jantar ainda mais especial e divertido.

Façam um boneco cabeça de capim. Separem vasinhos, terra e um pouco de alpiste. Desenhem modelos de olhos e bocas numa folha e recortem. Em seguida, colem os recortes nos vasos e plantem o alpiste. Reguem juntos e acompanhem o crescimento da cabeleira! Se quiserem inventar, cortem o alpiste criando “penteados” diferentes!

2 comentários:

  1. Adorei a postagem!

    Quando eu era criança, gostava muito de pintar a cara, fazer teatrinho com uma caixa de papelão cortada e bonecos, fazer cabaninhas (uma vez meu irmão e eu fizemos uma nave espacial, tinha até telefone!)...

    Quando era babá, montamos uma hortinha em um vaso e as crianças gostavam muito de cuidar, ver as plantinhas crescendo... Também decoramos copos de vidro, mas não ficou mto bom, rsrs!

    Uma das atividades que eu mais achava bacana era sair por aí catando coisas, folhas secas, frutinhas, grãos, pedrinhas, etc. para fazer colagens. Sempre ficavam lindas!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Nossa Adele!! Que dicas ótimas!! Tb me lembro de coisas bacanas que fazíamos na infância. Catar coisas do chão era o que mais gostávamos! Mas tb íamos na praça brincar de exploradores, e era muuuito divertido!!

    Beijo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MundoBrasileiro