sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Estudo recomenda que bebês durmam com as mães

Meu bebê e eu

Muitos médicos não recomendam que as mães durmam com bebês recém-nascidos, especialmente pelo risco de sufocamento. Mas, de acordo com estudo sul-africano publicado na revista Biological Psychiatry, os bebês que não dormem em contato com a mãe ficam mais estressados e, com isso, o sono também é prejudicado.
Os pesquisadores avaliaram o sono de 16 recém-nascidos com apenas dois dias de vida por uma hora. Parte deles dormiu próxima ao peito da mãe, e outra, no mesmo quarto, mas em um moisés. Os cientistas mediram a variabilidade da frequência cardíaca, que é um método mais eficaz para medir os níveis de estresse.
Segundo Nils Bergman, coautor do estudo, o desejável é que o bebê tenha um sono cíclico e a maioria dos bebês que foram separados da mãe não conseguiram ter esse tipo de sono, pois ficaram estressados durante o período.
Entretanto, a prática precisa ser feita com cautela: só nos Estados Unidos, o sufocamento foi a terceira maior causa de mortes infantis.
De acordo com a Academia Americana de Pediatria (APP), o problema não é ter o contato com a mãe, que é de fato bom para o sono da criança, mas sim as consequências do ato.
A indicação é que as mães que quiserem fazer isso devem pedir ajuda a enfermeiras para aprender como monitorar o bebê durante a noite, para que a passagem de ar da criança não fique obstruída.
Saiba mais aqui

7 comentários:

  1. Oi gostei muito do seu blog compartilho das mesmas idéias. Eu pratico cama compartilhada com minha bebê, no começo tinha receio de machuca-la e até mesmo por palpites dizendo que estava acostumando mal minha filha mas depois que encontrei a comunidade soluções para noites sem choro e ler muitos tópicos sobre vários assuntos pude formar minha opinião e ter arguumentos para defende-las.
    Parabéns pelo blog! Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Magali!! Obrigada! Para as famílias que respeitam as normas de segurança, a CC é muito viável. Existem casos de mães que tem sono pesado, são obesas, tomam medicamento forte, e não cuidam do resto, na qual as fatalidades vão acontecer.Eu digo que não é para toda família, muitas não se encaixam, mas para quem pode, é maravilhoso!
    Fique a vontade!
    Bjoo

    ResponderExcluir
  3. A minha não quer compartilhar mais....buaaaa. Ela dormiu comigo ate um ano e quis por conta propria pro berço dela. Se eu desligo a luz e dou boa noite com ela na minha cama, a guria pega o tatau de dormir(algum brinquedo), da beijo, boa noite pro pai e me puxa pro quarto dela. Mas ouvi mto de estar fazendo errado, de acostumar mal. Mas nao tem nada mais gostoso do que dormir como mostra a foto acima.

    ResponderExcluir
  4. Ana!! Sua filha mostrou como aprendeu que esta perto dela, que esta segura!! Se sente tão confiante que quer dormir na própria cama! Isso é maravilhoso! O meu filho menino dormiu conosco primeiro porque sempre mamou muito, e não tínhamos espaço para colocar outra cama. Ma assim que o quarto dele ficou pronto, para dormir na caminha dele foi muito rápido e eu já notava sua vontade de dormir só. Minha caçula, dese os 1 e 8 meses, quer dormir no quarto, na cama dela do lado do mano. Ela pedia a caminha dela fomos e compramos. As vezes ela vem para nossa cama, mas cada vez tem diminuído isso.
    Obrigada por compartilhar sua experiência! É muito importante que as famílias percebam que dar colo, atenção, chamego, vai fazer os filhos saberem que o pai e mãe vão estar sempre presentes, e eles vão se sentir seguros e explorar novas possibilidades!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  5. A mel eu colocava a dormir bem em cima do nosso travesseiro, ela ficava sempre a altura da nossa cabeça. Hoje em dia ela vai dormir comigo as 6h da manha, que dai dou mamadeira, noa abraçamos e dormimos agarradinhas e o marido levanta pra trabalhar...hehehe. Eu fico com ela no quarto dela ate ela dormir. dai depois vou pra minha cama, as vezes a noite ela acorda me chama ai vou na porta do quarto dela e falo: a mamae ta aqui, pode nãná. Ela se ajeita e volta a dormir. Mas ouvi mto, pra cuidar pra nao sufocar ela, ate da minha mãe q era aux. de enfermagem. Mas sofri mto as vezes que quis colocar ela no berço,sem ela estar pronta, pq os outros ficavam nos meus ouvidos. Eram oras de choro dela, irritação minha e no final era colocar ela conosco que conseguiamos dormir um pouco melhor. Ai me stressei e nao quis mais ouvir os outros, e fui fazendo o que eu achava certo e o que era o melhor pra nossa familia. E fiquei boba na noite que ela me puxou pra perto do berço e disse nãná. E na hora pensei, por que ouvi os outros? ela achou a hora de ir pro berço.

    ResponderExcluir
  6. E acho que crianças que dormem com os pais ate 5 anos por exemplo, não vão pro seu quarto, pq os pais tornam a passagem dificil. Igual creche, a gente sofre mais que eles na primeira semana.

    ResponderExcluir
  7. Exato Ana! Eu sempre proponho as mudanças quando percebo os sinais que eles me dão. No desmame do Bê ele mamava já 2 vezes por dia, e só as vezes mamava 3-4 vezes, no peito. Propus dele largar o peito e provar coisas nova, na mamadeira (que não durou muito) e no copinho colorido, sempre fazendo muita festa. Pronto! Com 2 anos e 4 meses Bê tinha largado, sem traumas o peito. Nesta mesma época ele já não usava fraldas durante o dia, e estava saindo das fraldas noturnas. E foi ai também que fizemos a proposta de comprar uma caminha em forma de carrinho (ele adora) para dormir nela, junto com seu bonecos. Em poucos meses, de "contação" de histórias, de cafunes, sentados ao lado da cama (sem forçar), ele estava dormindo na caminha dele a noite toda. Paciência, e compreensão com eles é a chave do sucesso. Seguir o instinto, como tu mesma falaste, Ana! Sofia, então, é mais precoce que o mano, com 1 ano e 10, já dorme na cama dela, usa fraldas a noite, e sabe se limpar quando faz xixi. O "Tetão" é que continua bemmmmm. Mas quando eu perceber que esta na hora, quando ela me der o sinal, vamos começar as propostas, sem pressão, hehehe.
    Obrigada por contribuir!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MundoBrasileiro