quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Leite congelado que fica rançoso - do Grupo Virtual de Amamentação (GVA)

Este post veio para esclarecer mais uma divida sobre aleitamento, sobre ordenha e armazenamento de leite materno. Particularmente eu não me lembrava mais deste dado importante. Como uma amiga esta passando por isso, resolvi compartilhar para poder ajudar mais mães em aleitamento, que tem seu leite com um gosto rançoso. Leiam o texto que é de um dos membros do grupo.
______________________________________________________________________



Algumas mães produzem uma quantidade maior de lipase (uma enzima que digere gorduras) que outras. Nesses casos o leite materno tem a tendência a ficar "rançoso", cheirar azedo. Aconteceu comigo, e infelizmente eu perdi um monte de LM congelado.

O que fazer nesses casos? Em português, achei esse site que explica direitinho


Aqui:

"Deverá verificar se o seu leite tem tendência a ficar “rançoso”. Isto acontece quando a mãe produz um leite elevado em lipase, a enzima responsável por diminuir a gordura do leite. O que fazer: Testar, congelando o seu leite, e descongelar passado uma semana. Se cheirar a ranço, deverá passar a aquecer o leite extraído, mas sem o deixar ferver, e depois arrefecê-lo rapidamente e congelá-lo."

A sugestão então é de ESCALDAR o LM logo após extrair, ou seja, aquecer numa panela até começar a formar bolhas no canto. Mas NÃO ferver. Viu as primeiras bolhinhas, desliga a panela, põe o leite no frasco de armazenamento, esfria-o rapidamente (faço isso em água corrente fria), e congela.

Testei meu leite após o escalde, e beleza, sem cheiro nem gosto azedo.

Casos assim são raros, mas acontecem. Vale a pena então testar como diz acima.

Agora a pergunta: esse leite escaldado não perde suas propriedades?

Sim, perde algumas, o escalde mata alguns anticorpos. MAS mesmo assim ainda é melhor que LA! E se você puder continuar amamentando o bebê direto do seio pela manhã, noite e finais de semana, o bebê vai continuar recebendo esses fatores imunológicos tão importantes, não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MundoBrasileiro