sexta-feira, 20 de março de 2015

Meu bebê mama a todo momento!!

Esta frase é uma das que eu mais escuto no pós parto de várias mulheres, seguida da frase clássica "acho que não tenho leite ou meu leite é fraco!". A imagem a seguir vai de encontro com todas as informações que estou passando abaixo. Quero esclarecer alguns pontos importantes sobre a amamentação de recém nascidos:

1) O primeiro ponto é: bebê chora para se comunicar!! Não, não é porque você não tem leite ou porque seu leite é fraco (isso não existe). Ele pode estar chorando por estar  com a fralda suja, com calor, com frio, com cólicas, com saudades da mãe, porque esta se adequando a vida fora do útero, etc.

2) O leite materno é padrão OURO na alimentação do bebê. Ou seja, igual e melhor que ele não existe!

3) O  colostro, um líquido mais amarelado, é o suficiente para o bebê nos primeiros dias, antes da descida do leite. O bebê não esta passando fome!!

4) O seu leite é feito especificamente para seu bebê

5) O leite materno é de fácil digestão, muito diferente de um leite de vaca ou de uma fórmula infantil. 

6) Sabendo se disso, a frequência com que o bebê vai mamar não é certa, e pode variar muito de criança para criança. Um bebê deve esvaziar bem a mama para pegar leite anterior rico em proteínas, anticorpos e água (por isso bebês NÃO precisam de água) e o leite posterior rico em gorduras. Mesmo um bebê mamando todo o leite, ele pode mamar com frequência ou não. Pode demorar 3-4 horas para vir a mamar novamente, ou pode mamar a cada hora ou menos.


Observem bem o tamanho do estomago de um recém nascido para um bebê de 1 mês. 

Esclarecidos todos estes pontos acima, gostaria muito que as mamães e familiares se acalmassem e confiassem um pouco mais na fisiologia da amamentação. Ah, mais uma coisa, a quantidade de leite produzida pela mãe vai depender da frequência, do estimulo do bebê ao mamar. Ou seja, bebê que mama quando quiser (livre demanda), garante produção adequada de leite para sua necessidade!

A produção de leite pode baixar se a mãe estiver estressada, e não for apoiada nesse momento. Amamentar não é fácil no começo e a mulher deve receber todo suporte possível para estabelecer um aleitamento satisfatório, tranquilo e prazeroso.

Qualquer duvida me mande um e-mail e agende uma consulta. Vou até você!

Ana Luisa Muñoz Rosa

Doula e Consultora em Aleitamento Materno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MundoBrasileiro